
Toca do Anjo
xamanismo urbano

HINDUÍSMO
O que é o hinduísmo?
O Hinduísmo é a religião oficial da Índia e uma das mais antigas tradições religiosas que se encontra registro histórico. É a terceira maior religião do mundo, perdendo em número de seguidores apenas para o cristianismo e o islamismo.
Uma das principais características do Hinduísmo se dá na divisão da sociedade indiana por castas. São grupos sociais hindus, compostos separadamente por brâmanes (sacerdotes), xátrias (guerreiros), vaicias (comerciantes), sudras (operários) e fora da estrutura social ainda existem os párias, também chamados de intocáveis.
O Hinduísmo é mais que uma religião, configura todo um universo cultural indiano, com reflexo direto na sociedade e políticas locais.
Também chamada de Sanatana Dharma, expressão em sânscrito que significa "lei perpétua".

Om ou Aum é o símbolo do Hinduísmo
O principal símbolo visual do Hinduísmo é o Om ou Aum, o som primordial. Utilizado nas vocalizações, meditações e mantras, é formado por três letras em sânscrito e combinadas fazem o som de om ou aum. O Om representa a divindade da criação, Brahma.
O Hinduísmo não tem um sistema de crenças integrado e nem um único livro sagrado, embora use como referência os vedas, os textos sagrados da tradição védica. A cultura hindu incorpora uma série de costumes e tradições védicas e posteriormente até cristãs, islâmicas, e de outras filosofias orientais, como o budismo.
As práticas e rituais hindus variam de região, mas a maior parte dos seguidores realiza ao menos um ritual diariamente, como o puja, que é a oferenda aos deuses. Entre as práticas hindus está incluído o Yoga, o tantra e a meditação, como formas de harmonizar a energia entre o corpo e a mente. A entonação de mantras faz parte dos rituais, assim como é rotineiro que os hindus façam a veneração na alvorada, os rituais de purificação e as peregrinações a locais sagrados, como o Rio Ganges, na Índia.
Deuses do Hinduísmo
Os deuses do Hinduísmo são representações corporais, os avatares, da divindade suprema Brâman. São centenas de milhares de avatares cultuados pelos hindus, entre os mais conhecidos os seguintes:
-
Krishna: uma das principais divindades do hinduísmo é Krishna, a representante das manifestações do Deus Supremo.
-
Shiva: é um dos deuses supremos do hinduísmo e considerado o criador do Yoga, é o deus da destruição e regeneração. Faz parte da Trimúrti, uma correlação hindu com a santíssima trindade.
-
Brahma: é o deus da criação do universo na crença hindu. Também faz parte da Trimúrti.
-
Vishnu: é o deus da preservação, um dos três elementos da trindade da Trimúrti.
-
Ganesha: é o deus da fortuna e das riquezas, é filho de Shiva com a esposa Parvati.
Origem do Hinduísmo
A origem do Hinduísmo não é exata, mas sabe-se que começou a se formar a partir das tradições védicas milênios antes do Cristianismo.
Os Vedas são textos sagrados escritos pelo povo ariano, que habitou a região onde hoje é o Irã em 1500 antes de Cristo. É a partir destes costumes védicos que surge o hinduísmo.
As invasões muçulmanas à região, no século XI, fizeram com que o Islã influenciasse a doutrina hindu.
Até que a dominação inglesa na Índia no século XIX também mudou a cultura hindu, fazendo com que houvesse um rompimento entre os costumes mais tradicionais para um novo hinduísmo, mais moderno. Surgem novas escolas, linhas e seitas hindus.
Diferenças entre Hinduísmo e Budismo
O Budismo teve maior expressividade, a princípio, na China, e o Hinduísmo é uma tradição indiana. Enquanto o Hinduísmo tem base nos vedas, os textos sagrados védicos, a crença budista vem dos ensinamentos elaborados por Buda durante o seu caminho para a iluminação.
As duas tradições compartilham dos conceitos de karma e dharma, mas com diferentes objetivos. Os budistas buscam o nirvana simbolizado pelo estado permanente de paz e trabalham na busca pela felicidade eterna. E os hindus alcançam moksha, um conceito semelhante ao do nirvana, apenas pelo conhecimento da doutrina religiosa, guiado pelos deuses.
Ambas as culturas hindu e budista acreditam existirem encarnações anteriores, então que é preciso estar atento ao comportamento em vida para não voltar sob uma forma inferior na próxima. As duas também acreditam na prática do Yoga como forma de alcançar a evolução espiritual.
Deuses Indianos
Os deuses indianos são entidades que compõem a religião hindu, uma religião politeísta, predominante na Índia. O hinduísmo possui mais de 330 milhões de entidades, entre deuses e suas manifestações corpóreas, chamadas de avatar.
Alguns dos principais deuses indianos são:
Brahma
Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento.
No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Brahma representa o equilíbrio entre a força de sustentação do universo (Vishnu) e o poder da destruição (Shiva).
Ele também é responsável pela capacidade humana de perceber e compreender a sua própria existência.
O mantra de Brahma é: Oṃ Brahmaṇe Namaḥ.

Shiva
Shiva é o deus da destruição e da transformação, responsável pela prática da ioga, A ioga de Shiva seria responsável pela transformação física, mental e espiritual.
Shiva é a terceira figura do trimurti, possuindo uma corrente própria do hinduísmo, o shivaísmo (ou xivaísmo), a segunda corrente mais popular (atrás do bramanismo).
Um dos principais símbolos de Shiva é o tridente, chamado trishula, que representa os três gunas (princípios que regem o universo):
-
Tamas - inércia, resistência e firmeza
-
Rajas - movimento, ação e força
-
Sattva - equilíbrio, pureza e tranquilidade

Mantra de Shiva: Om Namah Shivaya
Vishnu
Vishnu é o restaurador do universo, responsável por equilibrar as forças do mal e trazer ordem ao caos. É a segunda figura do trimurti e principal entidade do vishnuísmo, principal corrente do hinduísmo (com maior número de adeptos).
Para os seguidores de Vishnu, ele é considerado o deus supremo, chamado de Mahavishnu.

Mantra de Vishnu: Om Namo Narayanaya
Parvati
Parvati é a segunda esposa de Shiva, reencarnação da primera, Sati, e mãe de Ganesha. É considerada a Deusa Mãe do hinduísmo, considerada a Deusa da fertilidade, da devoção, do casamento, dos filhos, do amor, da harmonia e do poder divino.
Ao lado de Saraswati e Lakshmi, forma o Tridevi, a trindade feminina do hinduísmo. É considerada uma divindade materna, amável e gentil, podendo se manifestar como Durga ou Kali.
Enquanto Durga é a manifestação de sua figura personificando o amor materno, Kali representa a justiça violenta, da morte e do tempo.

Mantra de Parvati: Swayamvara Parvathi
Saraswati
Saraswati (Sarasvati) é considerada a deusa da sabedoria, do conhecimento e da aprendizagem. Sua figura também está relacionada com as artes, a música e a oratória. Saraswati é a shákta (esposa) de Brahma.
Ela forma o tridevi (tríade feminina de deusas hindu) com Parvati e Lakshmi, o que confere um lugar de extrema relevância nos cultos. É a deusa que guia os estudantes, professores e escritores.
Geralmente, é representada como uma figura de pele clara, quatro braços, empunhando um instrumento musical (vina ou cítara), acompanhada de um pavão e uma lótus branca.

Mantra de Saraswati: Om Aim Saraswatyai Namaha
Lakshmi
Lakshmi é a deusa indiana da prosperidade, da riqueza, da fertilidade, da boa colheita e protetora das crianças. É esposa de Vishnu, sendo a fonte de seu poder.
Lakshmi aparece, geralmente, acompanhada por dois elefantes, a deusa é compreendida como um exemplo de virtude e generosidade, comumente sendo referida como A Benevolente ou A Bela.
A ela é atribuído também o símbolo da suástica, representando a boa sorte e o sucesso.

Mantra de Lakshmi: Om Shreem Mahalakshmiyei Namaha
Kali
Kali é a deusa do tempo, da conservação, da transformação e da destruição, muitas vezes, está também relacionada com a morte.
A cabeça cortada que Kali ostenta representa a morte do ego e a elevação para uma vida espiritual plena.

Mantra de Kali: Om krim kalikayai namah
Krishna
Krishna é o deus hindu do amor, um deus guerreiro, que lutou na Terra ao lado do povo contra guerreiros demoníacos
Krishna é um deus muito cultivado no ocidente através do Movimento Hare Krishna, criado em 1966, por Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Mantra de Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare
Ganesha
Ganesha é deus hindu da abundância, da fortuna, do intelecto e da sabedoria. Filho de Parvati e Shiva, Ganesha é uma das principais divindades do hinduísmo, possuindo muitos devotos.
Ganesha é represenatado como um deus com corpo humano (jovem) e cabeça de elefante com apenas uma presa. A presa única de Ganesha simboliza a superação de obstáculos.

Mantra de Ganesha: Om Gam Ganapataye Namaha
Rama
Rama é um avatar (reencarnação) de Vishnu. Rama representa a virtude. Rama é o exemplo máximo de conduta, é o bom pai, bom marido, bom filho, etc.
Contou com a ajuda de Hanuman para derrotar o demônio Ravana.

Mantra de Rama: Jai Shri Ram
Hanuman
Hanuman é o deus-macaco do hinduísmo, representa a devoção pura. Hanuman é um avatar de Vishnu que abdicou de seu ego e seus interesses pessoais para proteger Rama.
É um deus adorado na Índia, exemplo de abdicação e altruísmo. É comum que as pessoas peçam a ajuda e a proteção de Hanuman para auxiliá-las na resolução de seus problemas.

Shakti
Shakti é a imagem do poder supremo, assim como Brahma, mas em sua força feminina. Ela representa a energia cósmica primordial e as forças que regem o universo.
Assim, o poder de Shakti está relacionado com a criação, a sustentação e a destruição do universo.
Shakti se manifesta através das deusas da trimurti, sendo muito cultuada pela vertente do hinduísmo que leva o seu nome, o shaktismo.

Mantra de Shakti: Adi Shakti, Adi Shakti, Adi Shakti, Namo Namo
Sarab Shakti, Sarab Shakti, Sarab Shakti, Namo Namo
Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Pritham Bhagvati, Namo Namo
Kundalini Mata Shakti, Mata Shakti, Namo Namo
Indra
Indra é o deus que representa o clima e as estações do ano.
Foi responsável por derrotar o demônio Vritra, que causava a seca e impedia a felicidade humana. Assim, Indra está relacionado com a fartura e a prosperidade.
No princípio, Indra era considerado o rei dos deuses e protetor do Darma (caminho para a verdade).

Mantra de Indra: Om Devarajaya Vidhmahe
Vajra Hastaaya Dhimahi
Tanno Sakrah Prachodayat
Agni
Agni é o Deus do fogo, irmão gêmeo de Indra. É considerado um Deus transformador, representado no mundo de três formas: na terra, pelo fogo; no céu, pelo raio e no universo, pelo sol.
Os seres humanos possuem em si também 3 manifestações de Agni: no fogo das paixões, no fogo da raiva e no fogo da digestão.

Mantra de Agni: Om Mahajwalay Vidmahe
Agni Madhyay Dhimahi
Tanno Agnih Prachodayat
Durga
Durga é uma deusa guerreira, representa a força, a maternidade e as guerras. É comumente representada com armas, lutando, montada em um leão ou tigre.
Foi responsável por matar o demônio Mahishasura, que havia assumido a forma de um búfalo.
A deusa é muito cultuada entre os hindus, recebendo até mesmo um festival em sua honra - o Durga Puja.

Kamadeva
Kamadeva é o deus do amor e da atração, equivale ao Cupido na religião hindu.
Com seu arco e flecha, o Kama desperta o desejo em uma pessoa.

Mantra de Kamadeva: Om kamadevaya vidmahe