top of page

AYAHUASCA

    A ayahuasca é uma bebida feita a partir da mistura de diferentes espécies de plantas e cipó, respectivamente chacrona e mariri, utilizada para cura espiritual em cerimônias e rituais. No Brasil, seu uso em rituais passou a ser legalizado em 1987. Em 2020, o projeto de Lei 179/20 disciplinou o uso da bebida, reconhecendo as identidades religiosas que utilizam o chá de maneira legal e proibindo seu uso meramente recreativo. 

O que é ayahuasca? 

    A ayahuasca é uma bebida usada há pelo menos 4 mil anos na Amazônia. Entre os povos que a utilizam, pode-se citar Ashaninka, Kashinawa, Ayanawa, Katuquina, Arara e Siona. No Brasil, seu uso se expandiu pelos centros urbanos a partir da consolidação de práticas religiosas como o Santo Daime e a Barquinha. 

    A palavra “ayahuasca” é um termo quíchua, que é uma família de línguas indígenas da América do Sul. “Aya” quer dizer persona, alma, espírito morto e “waska” se refere a cipó, corda, trepadeira ou videira. Esses vocábulos se referem às plantas e ao cipó utilizados como base da preparação da bebida. A ayahuasca é feita a partir da mistura de diferentes espécies do cipó Banisteriopsis (cipó-mariri) com Psychotria viridis (chacrona) e Diplopterys cabrerana (chaliponga). 

Para a produção do chá de ayahuasca, essas plantas passam por um processo de cozimento, em que as folhas geralmente são fracionadas e postas na água para ferver. É nesse processo que elas liberam seus princípios ativos. 

    Uma das plantas, a chacrona, possui o alcaloide dimetiltriptamina (DMT), uma substância que é naturalmente encontrada em raízes, caules e folhas de diversas plantas, em tecidos de mamíferos, animais marinhos e anfíbios e no sangue, urina e fluido do cérebro humano. Essa substância é um psicoativo potente, mas seus efeitos não são percebidos, porque o DMT é metabolizado pela enzima monoamino oxidase (MAO). 

    No entanto, se o DMT for misturado às beta-carbolinas do cipó-de-mariri, a enzima MAO é inibida. Com isso, o DMT pode chegar ao cérebro, elevando os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina, agindo com intensidade e provocando os efeitos conhecidos da ayahuasca.

bottom of page